Toyota GT-86


A Toyota revelou neste domingo (27) as primeiras imagens e dados técnicos do GT 86, seu mais novo esportivo, concebido a partir do conceito FT-86 II. O cupê será apresentado na próxima quarta-feira (30), na abertura do Salão de Tóquio, mesmo local de estreia do pioneiro FT-86, revelado em 2009. Com duas portas e quatro lugares (2+2), o GT 86 foi desenvolvido em conjunto com a conterrânea Subaru.

Outros dois esportivos serão feitos a partir do mesmo projeto: o Subaru BRZ, revelado há duas semanas, no Salão de Los Angeles, e o Scion FR-S, modelo da Toyota para o mercado norte-americano, mostrado no Salão de Nova Iorque. No Japão, o novo cupê da Toyota será chamado pelo numeral 86. A sigla GT será usada na Europa, em tributo aos 50 anos de desenvolvimento de esportivos pela marca.

Com um estilo que lembra os carros mais recentes de Hyundai e Kia, o GT 86 possui 4,24 metros de comprimento, 2,57 m de largura e 1,28 m de altura. A versão mais simples pesa 1.210 kg e possui rodas aro 16, enquanto que a versão com câmbio automático tem 20 kg a mais e tem rodas aro 17. A transmissão é de seis marchas, a tração é traseira, e o motor 2.0 boxer a gasolina é naturalmente aspirado, possui injeção direta e produz 200 CV de potência a 7.000 RPM e 21 kgfm de torque aos 6.600 RPM.

O interior tem acabamento bastante requintado para um carro esportivo. A Toyota garante que as qualidades mais apreciadas pelos fãs de carros velozes estarão presentes no GT 86. Sendo assim, espera-se uma posição de dirigir baixa e comandos orientados para o motorista. A marca promete divulgar os preços do novo modelo durante o Salão de Tóquio.

Postar um comentário