Portugueses criam cerveja 100% natural que faz bem à saúde

Bebida possui levedura própria e contém fonte de sais minerais, vitaminas e compostos para a regulação do organismo humano

Os pesquisadores Francisco Pereira e Filipe Macieira, da Universidade de Minho (Lisboa, Portugal), criaram uma cerveja 100% natural e artesanal que faz bem à saúde. O produto começará sua circulação num restaurante que vai ser aberto pelos responsáveis do projeto. A produção também será feita no local.

De acordo com Pereira, a cerveja não é filtrada, ou seja, a bebida possui a própria levedura que contém uma fonte de sais minerais, vitaminas e compostos para a regulação do organismo humano. Além disso, o líquido não tem produtos químicos nem conservantes, tornando-o, assim, um benefício para a saúde.

"É um conceito inovador em Portugal, que acreditamos ter viabilidade. No próprio restaurante teremos uma mini-fábrica de cerveja 100% natural, feita exclusivamente de cereais de produção biológica. E é essa mesma cerveja que será servida ao cliente", afirma um dos pesquisadores.

Pereira e Macieira abriram uma empresa que tem capacidade de produzir cerca de 300 litros de cerveja por mês. De acordo com os dois pesquisadores, o produto é escoado em poucos dias, e tem tido uma grande aceitação do público.

A cerveja é servida em garrafas de 0,75 litros com rolhas de cortiça - semelhantes às do champanhe -, ao preço de 3,5 euros. Até o momento, os pesquisadores já desenvolveram cinco tipos de cerveja. Entre elas a cerveja de trigo chamada "belgian ale" que, com 10% de álcool, é a mais forte e preferida do público. Já a "pilsner", de origem checha, é a mais leve de todas.

Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário