Nove anos depois da apresentação, fabricante coreano Oullim anuncia a produção do esportivo Spirra, com quatro opções de motor e linhas inspiradas nos carros da marca do cavalinho rampante.
A primeira apresentação do Spirra ocorreu em 2001. Na época, o esportivo, que era fruto de um projeto da Proto Motors, tinha o nome de PS-II. O modelo foi apresentado novamente em 2005 e, em 2007, a empresa Proto Motors foi adquirida pela Oullim Motors, que resolveu incrementar e desenvolver o conceito a uma versão final de produção. Esta semana, o fabricante coreano anunciou que vai produzir artesanalmente 100 unidades do Spirra, que chegam ao mercado interno até o fim do ano, pelo preço de 100 mil dólares. A intenção é fabricar 300 no ano que vem.
Quem olha o esportivo coreano pela primeira vez pode jurar que suas linhas foram criadas por um estúdio italiano. Mas o design é mesmo coreano, de Seoul. Com o objetivo de reduzir o peso total, que ficou em apenas 1.077 Kg, e aumentar a resistência, o Spirra tem chassi feito em fibra de carbono, com uma moldura interna tubular e mede 4,35m de comprimento, 1.92m de largura, 1,21m de altura e 2,65m de entre-eixos. A suspensão é independente, com braços duplos na dianteira e traseira. As rodas de liga leve de cinco raios são de 18 polegadas e calçadas com pneus 235/40 ZR18 na frente e 275/40 ZR18 atrás. Os freios tem seis pistões no disco dianteiro e quatro no traseiro.
O acabamento interno tem a predominância das cores cinza e preto, separadas por um filete vermelho, que também está presente no centro do volante e na decoração do tapete. Os ocupantes são protegidos por cintos de quatro pontos. No console central, o esportivo tem um sofisticado sistema de computador de bordo, com tela sensível ao toque, desenvolvido pela empresa coreana IT Eletronics, que também pertence ao Grupo Oullim.
Sob o capô dianteiro, o esportivo tem um motor Hyundai V6 2.7, que poderá ter quatro configurações, desenvolvendo potências de 173, 325 e 414 CV, turboalimentado, ou 493 CV, bitubinado. A transmissão de seis velocidades poderá ser manual ou automática sequencial. A versão mais potente, com câmbio manual, acelera de zero a 100 Km/h em 3,5 segundos e chega à velocidade máxima de 310 Km/h. A Oullim quer desenvolver opções bem mais apimentadas, com motores que chegam aos 600 CV de potência, que devem chegar ao mercado em 2012.
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