Cinto de segurança de três pontos faz 50 anos

O cinto de segurança de três pontos, uma das mais importantes inovações na segurança automotiva, está completando 50 anos. O dispositivo foi criado em agosto de 1959 pelo sueco Nils Bohlin, primeiro engenheiro de segurança da história da Volvo. A marca, que sempre se notabilizou pela preocupação com a segurança, disponibilizou a invenção gratuitamente para as demais fabricantes de carros do mundo.

Na época, os cintos de segurança eram fixados em apenas dois pontos, prendendo apenas o abdomem dos ocupantes. Isso geralmente resultava em lesões nos casos de colisão em alta velocidade.

Bohlin, que até então era engenheiro da indústria aeronáutica, especializado em projetar sistemas de ejeção de pilotos, levou cerca de um ano para idealizar, desenvolver e testar um dispositivo com três pontos de fixação.

Em 1985, o Departamento de Patentes da Alemanha elegeu o cinto de segurança de três pontos como uma das oito invenções mais importantes em um século de existência. Especializado em segurança veicular, o instituto norte-americano National Highway Traffic Safety Administration calcula que o cinto previne anualmente, nos Estados Unidos, cerca de 100 mil pessoas de lesões decorrentes de acidentes automobilísticos.


Postar um comentário