Fiat Uno 1.5 R

Dando sequência à série "Velharias Inteiraças", segue este Fiat Uno 1.5 R, meu sonho de consumo, até conhecer a histórica reputação negativa da sua mecânica.


Um comentário:

  1. Estranho, já 2 Uno 1.5R, e nenhum deles teve problemas mecânicos!

    Obviamente a manutenção estava em dia. Sempre achei a maior parte das peças quando necessário. Algumas coisas, realmente eu não encontrei (a válvula do ar quente), entre outras pequenas coisas, mas nada que impeça o carro de funcionar.

    O único problema dele é tal "check control", que não funcionava bem, nem quando era novo, hoje em dia, a maioria está "desativado" (já que a maior parte dos sensores, não funciona, ou parte do sistema já teve as peças trocadas, por peças sem estes "sensores").

    O motor tem um bom desempenho (nada demais para os dias de hoje...) e um consumo ok, pelo menos comigo, ele faz uma média de 7,5km/l com álcool, na cidade (andando "de boa"). O câmbio é + ou -, é um pouco "impreciso" e suas marchas (especialmente a 1ª ou a 2ª são um pouco ruins de se engatar, até você "pegar a manha").

    Peças de acabamento específicas desta versão, geralmente só são encontradas em desmanches (ou em alguns poucos locais que tenham algum tipo de "acervo").

    É um ponto crítico, bem com as calotas originais e as faixas "decorativas" (especialmente nos modelos 1987 e 1988), no modelo 1989 as faixas são vendidas em alguns locais.

    Os pará-choques dianteiros com farol de milha (são repletos de peças e quase todas elas não são encontradas no mercado, mas no caso apenas do para-choque é possível importa-lo da Argentina ou adapta-lo do Mille Smart 2000 a 2002 ou Mille Fire 2003 a 2004, que já vem com os "desenhos no verso" para se fazer a "furação" dos milhas originais).

    Os "prolongadores" do para-lama também são bem ruins de achar (disponíveis também nos Uno SX 1984-1986 e Uno 1.6R, estes "mais curtos"). Geralmente são encontrados em desmanches. No caso dos Uno 1.6R 1991 em diante, o desenho das peças é um pouco diferente por conta do "spoiler" lateral.

    O carro é muito bom, estável, rápido (na medida do possível), completo (nos meus, faltam apenas tetor solar e direção hidráulica, opcionais não disponíveis na época)

    ResponderExcluir