O condutor conduz o veículo em frente à vaga desejada para que o sistema faça o reconhecimento do espaço. O monitor do sistema de navegação indica as vagas disponíveis e o usuário seleciona onde deseja parar o carro. O motorista coloca a alavanca de câmbio na posição "P" e, de fora do veículo, pressiona um botão na chave para que o processo se inicie. Quatro câmeras situadas nos espelhos retrovisores, na dianteira e na traseira se encarregam de calibrar as dimensões da vaga. Os sinais são transmitidos a um computador instalado no porta-malas, que os analisa e envia os comandos necessários para os sistemas de direção e transmissão. Os sensores de estacionamento também evitam possíveis batidas, indicando a distância a ser percorrida. O sistema esterça o volante e faz eventuais correções de direção, alinhando o carro de acordo com a posição dos veículos estacionados nas vagas ao lado. Caso detecte alguma irregularidade ou obstáculo, a manobra é interrompida. Assim que o veículo é estacionado, o motor é desligado automaticamente e todas as portas são travadas. O sistema também tira o carro da vaga, bastando ao condutor apertar o mesmo botão que estaciona o carro.
O Park Assist Vision também esterça o volante sozinho em balizas, cabendo ao motorista apenas acelerar e frear o carro. Este recurso já é oferecido na Europa nos modelos Touran, novo Golf, Passat CC e Tiguan.
Segundo a Volkswagen, o Park Assist Vision ainda está em fase de desenvolvimento e deve passar por uma série de testes adicionais antes de ser adotado em série.
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