Publicidade troca consumo por valores e sentimentos

O novo conceito comum nas propagandas preparadas para transmitir esperança às pessoas em plena crise mundial tem como base a troca do status de consumo por valores e sentimentos. Segundo reportagem do jornal Financial Times, as marcas estão mostrando pessoas em suas publicidades que, além de possuírem bens materiais, são ricas em vida pessoal.

De acordo com a reportagem, a nova campanha do uísque Chivas, com slogan "Viva com Cavalheirismo" teve início na China em outubro e, em breve, será exibida em todo o mundo. O anúncio de TV começa com um homem triste enquanto caminha por uma rua cinzenta. Milhões de pessoas, todo o mundo só pensando em si mesmo. Será que esse é o único jeito?", questiona o anúncio. De acordo com a marca, as pessoas começam a questionar valores que levaram o mundo até onde ele está e a idéia de avanço pessoal custe o que custar.

O McDonald's lançou na França o slogan "Venha do jeito como está", ao invés do padrão global "Amo muito tudo isso", que a marca teme ser visto como arrogante. De acordo com o jornal, a rede quer lembrar aos franceses que, além de ser um lugar para se comer sem gastar muito, as lojas da rede são locais informais onde as pessoas podem se encontrar com as outras.

Já a Coca-Cola está trazendo de volta campanhas positivas e otimistas como pode ser percebido o novo slogan "Felicidade Declarada". A empresa tenta recuperar o vínculo que os consumidores tinham com o refrigerante, mesmo após alguns deles desistirem das bebidas em favor das alternativas com teor mais baixo de açúcar.

A rival PepsiCo vai mais longe. Em seu novo anúncio "Refresque Tudo", na TV americana, a empresa exibe a frase "é hora de otimismo" juntamente com as palavras amor e alegria. De acordo com o vice-presidente de marcas da companhia, Frank Cooper, as pessoas que adotam o otimismo conseguem seguir adiante e diz que há um novo "movimento cultural" no ar. Segundo ele, a campanha de Barack Obama mostrou muito disso. Ele ainda prevê que daqui a cinco anos alguma coisa terá mudado de modo fundamental.

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