Tiburón - O Delphi 2009

Em 1º de agosto de 2008, foi apresentado em primeira mão o novo Delphi, chamado Tiburón.



Melhorias na linguagem, como: anonymous methods, generics, uma nova classe manipuladora de Strings, mais otimizada, chamada TStringBuilder.

Diversas melhorias na IDE, como por exemplo, ela agora é 100% Unicode, o que pode dificultar a migração de sistemas antigos, entretanto, segundo Andreano, não será um trabalho demasiado. Este fator também faz com que componentes de terceiros não sejam mais compatíveis, até que tenham seus DCU's atualizados, ou seja, qualquer DCU de versões anteriores do delphi não serão compatíveis com o Tiburón. Ainda sobre a IDE, o Project Manager também teve algumas melhorias. O Compilador também foi melhorado.

Melhoras na VCL, como por exemplo, suporte total ao Windows Vista (o que não a deixou incompatível com Windows 98), personalização de Hints, etc.

Com relação a melhoria de componentes, pode-se citar os Buttons, que agora suportam Images, ImageList que suportam imagens grandes, suporte nativo ao formato de imagens PNG, em qualquer componente descendente de TImage, melhorias no Progress Bar.

Novos componentes como RibbonMenu (menu estilo Office 2007), menu deslizante, estilo MS. Outlook, Edit que suporta apenas números, Edit com botões internos a direta e/ou esquerda, com ações separadas pra cada botão, etc.

Sobre Bancos de Dados, pode-se citar o novo DBX 5, que continua sendo melhorado na intuição de torná-lo totalmente independente de SO, o que possibilitaria um client em Java ou PHP acessar um servidor Win32 com DBX. Além disso, o driver de acesso ao MySQL foi melhorado, entretanto, PostgreSQL e Firebird serão suportados somente por drivers de terceiros.

Sobre acesso a servidores remotos, tem-se a total remodelagem do DataSnap, com muitas novidades, inclusive tornando-o totalmente independente de COM.



Muitas das novidades também se aplicam ao C++ Builder, inclusive que agora suporta C++00x e está mais compatível com o Delphi.

Este artigo na Developer Network mostra mais imagens sobre as novidades.

Mais informações sobre o novo Delphi podem ser conseguidas na Developer Network da CodeGear, em inglês ou Português.

Fonte: Active Delphi

Postar um comentário