"Simplify, then add lightness." (CHAPMAN, Colin)

Harry Metcalfe drives 1984 Audi Sport Quattro


Ford Escort XR3 Conversível. O Grande Prêmio em Emoção. (Com Ayrton Senna da Silva)

Ford Escort XR3 Conversível. O Grande Prêmio em Emoção. (Com Ayrton Senna da Silva)

A bizarra técnica de aceleração de Ayrton Senna dentro de curvas explicada em vídeo

Ayrton Senna's Bizarre Heel-And-Toe Technique
Ayrton Senna deixou a biosfera em 1994. Mesmo tanto tempo depois, ele ainda é motivo de assunto. Seja no âmbito pessoal ou profissional, "Beco" continua sendo lembrado por quem pôde acompanhá-lo, seja pessoalmente ou remotamente.

A técnica de frenagem, redução de marcha e controle da aceleração, conhecida como punta-tacco, é conhecida por poucos. Ayrton Senna desenvolveu uma forma de trabalhar os três pedais bem característica.

Veja Ayrton Senna dirigindo um Lada 2101 no Hungaroring antes do Grande Prêmio da Hungria de 1986

Ayrton Senna driving a Lada VAZ AvtoVAZ 2101 before 1986 Hungary GP F1
O ano era 1986. Era a primeira vez que a Fórmula 1 cruzava a Cortina de Ferro e ingressava na Hungria, Europa Oriental, que fazia parte da União Soviética. Mais de 200 mil pessoas estiveram presentes no primeiro final de semana da categoria máxima do automobilismo em Mogyoród.

Em qualquer circuito onde estreou em sua carreira, Ayrton Senna sempre pedia emprestado algum carro que era popular naquele país. Ele conseguiu uma unidade do Lada (ou VAZ ou AvtoVAZ) 2101, emprestado pela Lada Sport.

Assim, Beco levou o projeto russo baseado no Fiat 124 ao limite nas curvas e retas de Hungaroring. Zsolt Mitrovics, que foi membro da equipe de resgate do circuito húngaro de 1986 a 1992, conseguiu emparelhar com o piloto brasileiro e bater esta rara foto.

Uma das vantagens de ser viciado em automobilismo...

Revista Coquetel Vinte Anos Sem Ayrton Senna Palavras Cruzadas Direteste