Perfect Steering




Rodar na pista ou vencer: é um enorme teste de força! Neste vídeo, experts, pilotos e animações em 3D explicam as físicas envolvidas e por que é preciso controle permanente do veículo e uma perfeita interligação entre pneus e suspensão.

O bom e velho blog ainda tem espaço na era do Twitter e das redes sociais?

Os blogs surgiram há alguns anos como uma forma revolucionária de interagir na internet. Em vez de sites complexos e complicados, cheios de recursos visuais e que exigiam diversos técnicos para o seu desenvolvimento e atualização, você mesmo podia criar um blog na hora, de graça, e falar de suas preferências, opiniões e pontos de vista a qualquer momento. De certa forma, os blogs deram início à verdadeira democratização da web, no sentido de permitir que qualquer pessoa com acesso à rede pudesse se expressar publicamente com liberdade.

Com a evolução da própria internet e da sua forma de uso, surgiram novos recursos mais interativos, como as mídias e redes sociais, culminando no Twitter. A ascensão dessas novas formas interativas reduziu a notoriedade dos blogs, mas não a sua importância, principalmente para as empresas.

O papel de gerar burburinho (buzz) e espalhar rapidamente uma idéia, slogan ou conceito (viral) foi assumido por sites como Twitter, Facebook e Orkut, mais ágeis e dinâmicos (como ficou comprovado no impressionante fenômeno recente do "Cala a boca Galvão"), assim como novas redes sociais que surgem a cada dia, como o FormSpring. Porém os blogs continuam sendo imbatíveis em três aspectos:

* Canal de informação: dizer aos clientes o que você está fazendo e descobrir o que eles estão pensando.

* Canal de relacionamentos: construir uma base sólida de experiências positivas com seus clientes, que os converta de meros consumidores de antes em fãs da sua empresa e de seus produtos.

* Gestão do conhecimento: disponibilizar o conhecimento de sua empresa para as pessoas.

Mas é preciso ter consciência de que o blog é apenas um meio. Assim como o Twitter, não vai gerar resultados sendo usado apenas como mais um canal de propaganda da empresa.

A força do blog está na interação com os clientes e na possibilidade de a empresa transmitir seus valores e prioridades. O retorno direto não é medido em vendas, mas no grau de relacionamento que a empresa consegue estabelecer com seus clientes. Quanto mais forte esse relacionamento, maior a fidelidade aos seus produtos e serviços e, aí sim, maiores as possibilidades de venda. Algumas formas de exercitar esse diálogo são:

* Fortalecer o relacionamento: o blog é um excelente canal para ouvir o que consumidores e clientes têm a dizer sobre os seus produtos e serviços, como fazem uso deles e quais as sugestões para melhorá-los.

* Reagir a eventos negativos à empresa: blogs funcionam como um serviço de atendimento ao cliente, respondendo rapidamente a dúvidas e reclamações. Servem também como uma forma de monitorar o que falam da sua empresa e da sua marca na internet, fornecendo feedback sobre suas ações de comunicação e marketing.

* Influenciar os formadores de opinião: um blog pode ser a melhor forma para chamar a atenção e influenciar os chamados "formadores de opinião" (especialistas, jornalistas, artistas, etc.) cujas preferências e escolhas influenciam diversas outras.

Na prática, tomemos como exemplo um hotel. Ele pode usar o seu blog para ouvir as sugestões dos clientes em relação ao atendimento ou serviço de quarto, mostrar as melhorias que está fazendo e avisar os clientes sobre novos pacotes e promoções. Ao mesmo tempo, atender as queixas e eventuais reclamações e mostrar as medidas que está tomando para resolvê-las.

Para atrair os formadores de opinião, no caso publicações especializadas em turismo, divulgar depoimentos de clientes satisfeitos ou das atrações diferenciadas da sua cidade ou região.

Cabe destacar também que o uso dos blogs não exclui a atuação nas redes e mídias sociais. Enquanto o Twitter é imediato e focado em ações rápidas, o blog é ágil e mantém o relacionamento aberto. Atuando juntas, se complementam e criam sinergia capaz de aumentar o raio de ação das suas ações de marketing digital.

iMasters

Circuito de Austin, Texas, tem seu primeiro preview




Os organizadores do futuro GP dos Estados Unidos da Fórmula 1, em Austin, Texas, mostraram um rascunho da pista a ser construída até 2012. A Full Throttle Productions LP, juntamente com Hermann Tilke, inspiraram-se nos melhores circuitos do mundo e na topografia natural do local, com enormes alterações de elevação terrestre, onde o autódromo será feito.

As curvas 3 até a 6 são similares à sequência Maggotts-Becketts do Silverstone Circuit. Já as curvas 12 até a 15 dão uma noção ao setor do "estádio" do autódromo de Hockenheim, e as 16 até a 18 tentarão emular a desafiadora curva 8 do Istanbul Park Circuit.

"A área possui diferenças naturais de elevação, o que promete uma pista rápida e com curvas difíceis de negociar. O mais essencial é ser acessível aos fãs, que poderão ver grandes partes do circuito, onde quer que estejam", disse Tavo Hellmund.

O circuito de 5,47 Km será percorrido no sentido anti-horário, terá vinte curvas e mudança de elevação total de 40,5 metros, incluindo uma subida até a curva 1, o que pode se tornar a "marca registrada" do circuito. Para ver o layout da pista em 3D, clique aqui. Para ver o layout da pista em 2D, clique aqui.

formula1unitedstates.com

Dafra Super 50


Com motor de 50 cm³ e proposta de uso em deslocamentos curtos e à baixa velocidade, modelo é equipado com partida elétrica, painel completo e tem garupeira traseira



A Dafra apresentou no início de agosto o Super 50, uma motocicleta para uso estritamente urbano, adaptada para atender a legislação, que permite seu enquadramento como ciclomotor, classificado como veículo com motor de até 50cm³, e velocidade máxima de 50km/h. A montadora pretende atingir um expressivo segmento que necessita de transporte individual de baixo custo, em deslocamentos curtos, especialmente no interior do país, mas com o status e aparência de uma motocicleta, em vez dos ciclomotores e scooters tradicionais.

O motor, disposto quase horizontalmente, com refrigeração a ar, 49,5 cm³ de capacidade cúbica, duas válvulas e alimentação por carburador, desenvolve 3 CV a 8.400 RPM e torque de 0,286 kgfm a 4.800 RPM. Números compatíveis com a proposta do modelo, mas que não permitem qualquer extravagância ou utilização fora do perímetro urbano. Ainda mais com a velocidade limitada a 50 km/h.



Para se tornar um ciclomotor perante a legislação, o CDI foi regulado para cortar o motor quando a velocidade atingir 50 km/h. Na quarta e última marcha, por exemplo, o corte é feito a 7.800 RPM e em terceira, a 9.800 RPM. Para facilitar a vida do piloto, a embreagem é centrífuga automática, mas também foi regulada para reagir em rotação um pouco mais alta, permitindo arrancadas com o motor mais cheio, para compensar a baixa potência. Entretanto, segundo a fábrica, o consumo fica preservado e é capaz de atingir até 53 km/l.

Para atrair o consumidor, focado especialmente no interior do Brasil e no Nordeste, onde veículos robustos, econômicos e de baixa cilindrada têm mais aceitação, a Super 50 não chega totalmente pelada, do tipo "pé-de-boi", ao contrário, está equipada com partida elétrica (sem abandonar o pedal), painel completo com conta-giros, odômetros total e parcial e indicador de marcha, além de velocímetro e luzes indicativas. Também vem de série com uma garupeira traseira, para transporte de pequenas cargas, e pedaleiras para o garupa, ligadas ao quadro, para evitar oscilações.



Apesar da possibilidade do garupa, a capacidade máxima de transporte, segundo a montadora, é de 150 kg. Com tecnologia chinesa, a Super 50 tem o mesmo visual da irmã mais velha Super 100, já disponível no mercado. Linhas defasadas, lembram os modelos da década de 1960 e 1970. Os para-lamas são envolventes, o escape longo, o farol redondo e destacado, e a lanterna traseira, grande e retangular. O tanque comporta 9,9 litros e os freios são a tambor nas duas rodas. As suspensões são convencionais, com garfo telescópico na dianteira e dois amortecedores na traseira, com regulagem de pré-carga. As rodas são raiadas, com aros de 17 polegadas e pneus nacionalizados Rinaldi.

Para reduzir custos e simplificar a produção, o quadro é feito com chapas estampadas. De um lado, permite o barateamento, mas de outro, é mais sujeito à torções, especialmente nas curvas, comprometendo a estabilidade. Entretanto, com a proposta de baixa velocidade do modelo, seus efeitos ficam neutralizados. A baixa distância entre-eixos de 1.210 mm proporciona agilidade. Já o banco, mais largo e a apenas 780 mm do chão, oferece conforto para os deslocamentos de baixas distâncias. O farol tem lâmpada de 35W, o peso a seco é de 94kg e as cores oferecidas são o preto e o vermelho.

Com essas características, a Dafra espera comercializar 10 mil unidades já em seu primeiro ano, ao preço sugerido de R$ 3.390. Informações: Motovia (31) 3555-6000.


Critter Gitter




Pela bagatela de What 340 mil dólares, você pode comprar este bizarro veículo de seis toneladas, que pode enfrentar os caminhos mais difíceis que você possa imaginar, pois possui uma elevadíssima suspensão, pneus do tipo "balão", com 64 polegadas de altura e 32 de largura, e um motor GM V8 8.2 "big block" com 400 CV de potência.

Além disso, possui não apenas um habitáculo, mas uma plataforma imensa para transporte de objetos e acomodação de motorista e passageiros, e ainda, poltrona e grade de proteção para realizar caçadas e safáris.

Se bobear, até Deus é gaúcho! Ala pucha tchê!