Essa beleza de "velharia inteiraça" apareceu enquanto eu esperava o ônibus. Um Gol GTI com rodas Orbital, a nova moda entre os "xuneiros". O primeiro carro com injeção eletrônica no Brasil. Já tem 20 anos de idade, mas parece que saiu da concessionária há 20 minutos...
Gol GTI
Essa beleza de "velharia inteiraça" apareceu enquanto eu esperava o ônibus. Um Gol GTI com rodas Orbital, a nova moda entre os "xuneiros". O primeiro carro com injeção eletrônica no Brasil. Já tem 20 anos de idade, mas parece que saiu da concessionária há 20 minutos...
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Publicado: sábado, 28 de agosto de 2010 às 07:30
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Lexus LFA - Onboard - Tiff Needell - Rockingham Motor Speedway
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Timothy 'Tiff' Needell
Publicado: sexta-feira, 27 de agosto de 2010 às 17:48
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Análise do DNA do Kia Soul e do Smart ForTwo
Publicado: sexta-feira, 27 de agosto de 2010 às 12:10
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Pagani Cinque Roadster
Publicado: sexta-feira, 27 de agosto de 2010 às 07:21
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Dafra - Resistência (com Anderson Silva)
Publicado: quinta-feira, 26 de agosto de 2010 às 17:04
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Yamaha XT1200Z Super Ténéré
Ideal para grandes distâncias, modelo de dimensões avantajadas não escolhe estradas, e chegará ao Brasil oficialmente em data não definida, fazendo parte de nova família
O nome Super Ténéré já foi usado pela Yamaha em um modelo 750, equipado com motor de dois cilindros paralelos de concepção Gênesis, com cinco válvulas por cilindro e vocação para o asfalto. Esta motocicleta foi, inclusive, importada oficialmente para o Brasil, mas saiu de linha em pouco tempo. Duas décadas depois, a Yamaha relança a Super Ténéré, recheada de eletrônica e com um motor de 1.200 cm³. Disponível na Europa desde março, este modelo também virá para o Brasil, via importação oficial, embora ainda não haja data programada para seu desembarque.
A nova Super Ténéré 1200, projetada do zero, é a arma da Yamaha para combater no forte segmento das maxitrail e perturbar a duradoura liderança da alemã BMW GS 1200. Para tanto, chega com o espírito aventureiro que o místico Ténéré, nome de uma região desértica no Norte da África e palco do percurso de diversas edições do rali Paris/Dacar, sugere, além de um arsenal de comodidades para encarar longas distâncias sem escolher as estradas. O motor tem arquitetura de dois cilindros paralelos, com 1.199 cm³, quatro válvulas por cilindro, injeção eletrônica e refrigeração líquida, que desenvolve 110 CV a 7.250 RPM e torque de 11.6 kgfm a 6.000 RPM.
Outra novidade, ainda não confirmada pela Yamaha, é que haverá uma nova linha Ténéré no Brasil, para agitar o mercado. Além da estrela XT1200Z Super Ténéré, a montadora vai trazer e nacionalizar a Ténéré 660Z, que usa o mesmo motor e outros componentes da XT 660R, já em nosso mercado, e lançar a inédita Ténéré 250. Esta última será um upgrade do modelo nacional XTZ 250 Lander, para concorrer com a XRE 300, da Honda, e estabelecer uma família Yamaha Ténéré no Brasil, no embalo do prestígio que o nome representa. A nova Ténéré 250 não vai representar o fim da XTZ 250 Lander, que será reposicionada.
A nova Ténéré 1200Z é um modelo de dimensões avantajadas, além de um peso considerável. A seco, acusa 244 kg na balança, e em ordem de marcha (abastecida), 261 kg. Entretanto, para facilitar a pilotagem, o banco pode ser regulado na altura, entre 845 e 870 mm. A carenagem inclui dois faróis dianteiros e um para-brisa, também regulável, para encarar longas distâncias, e um visual moderno e agressivo. O novo modelo também pode ser equipado com bolsas laterais e uma central (top case), em alumínio, para acomodar a bagagem, além de contar com protetores de mãos e de cárter, para percursos mais radicais. Para compensar o volume e o peso, a montadora procurou centralizar e rebaixar as massas.
O apelo aventureiro da nova motocicleta fica evidenciado por alguns dos itens de série e opcionais oferecidos, como tomada de força auxiliar, para acoplar GPS, celular, notebook etc., indicador de autonomia e aquecedores de manoplas, como opcional. Na eletrônica, a Super Ténéré conta com controle de tração, em dois modos: TC1, que atua de forma incisiva, e TC2, menos rigoroso, permitindo pequenas derrapadas nas acelerações. O sistema, porém, pode ser desligado. A curva de potência do motor também é regulável em dois níveis: Sport e Touring, para cada tipo de pilotagem.
Os freios, com dois discos de 310 mm na dianteira e um de 282 mm na traseira, têm sistema ABS. O manete dianteiro aciona as duas rodas, independentemente da vontade do piloto, mas o pedal só comanda o freio da roda traseira. O ABS também pode ser desligado. A suspensão dianteira é invertida, com tubos de 43 mm e 190 mm de curso. A suspensão traseira é do tipo mono, também com 190 mm de curso, e regulagem manual. Ficou devendo a regulagem eletrônica, já presente na concorrência. O quadro é em tubos de aço, o câmbio tem seis marchas e a transmissão para a roda traseira é feita por eixo cardã. O painel é completo, com tela digital, e as rodas raiadas com aros em liga leve, 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira.
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Publicado: quinta-feira, 26 de agosto de 2010 às 12:12
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