Por que o vencedor das 500 Milhas de Indianápolis comemora com leite em vez de champagne?

2015 Indy 500 Juan Pablo Montoya Winner
Uma das tradições mais famosas do automobilismo mundial é a comemoração dos pilotos que foram ao pódio, fazendo "guerra de champagne" entre eles. Você pode conferir um texto sobre como isto surgiu.

No entanto, o vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, em vez de champagne, bebe uma... garrafa de leite! Em 2016, a mais tradicional prova do automobilismo mundial chega à sua 100ª edição. Já a cerimônia do leite completa 80 anos.

Em 1936, foi a primeira vez que um piloto substituiu a bebida alcoólica pela bebida nutritiva. O piloto nova-iorquino Louis Meyer venceu as 500 Milhas de Indianápolis pela terceira vez.
1928 Indy 500 Louis Meyer
Reza a lenda que o dia estava tão quente no Brickyard, que o piloto, em vez de champagne, pediu um uma garrafa de leite para matar a sede, refrescar o calor e, claro, comemorar sua vitória.

O fato inusitado tomou muitos de surpresa, tanto que, naquele momento, iniciou-se uma tradição no Indianápolis Motor Speedway. E o produto sempre é produto das fazendas produtoras de leite do estado de Indiana.

A comemoração do vencedor da Indy 500 com leite aconteceu nos anos seguintes, só que deixou de fazer parte do protocolo entre 1947 e 1955. Em 1956, o leite voltou a fazer parte da cerimônia de premiação do vencedor da Indianapolis 500, e a tradição permanece até hoje.
1993 Indy 500 Emerson Fittipaldi
Só que houve mais uma quebra de protocolo em uma edição, a de 1993. Émerson Fittipaldi, após vencer a Indy 500, em vez de leite, comemorou com suco de laranja, justificando que buscava promover a produção da fruta no Brasil.

Fittipaldi se recusou até mesmo a segurar a garrafa de leite, ainda que com a outra mão, que estava desocupada, algo que desagradou bastante os fãs da Indy. Mais tarde, já com a cerimônia encerrada, Emerson, para apaziguar os ânimos, bebeu ao menos um gole daquele leite.
2016 Indy 500 Cow Victory2016 Indy 500 Cow Victory Brickyard
Para 2016, ano que marca a centésima edição das 500 Milhas de Indianápolis, até mesmo o leite será marcado por uma casualidade. A maioria dos pilotos pediu por leite integral para festejar uma eventual vitória. E o líquido será ordenhado de uma vaca chamada Victory.

Postar um comentário