GP da Hungria de 1997: quando os pneus quase venceram e um acelerador pôs tudo a perder

F1 1997 Hungary GP - Damon Hill overtakes Michael Schumacher
Damon Hill foi campeão da temporada de 1996, mas ninguém apostava que ele teria chances de vencer o Magyar Nagydíj de 1997. O Arrows A18, com motor Yamaha, estava longe de ser um dos melhores carros do grid, mas, para surpresa de todos, a pilotagem perfeita do filho de Graham, aliada aos ótimos pneus Bridgestone, que duravam mais que os Goodyear usados pelas equipes de ponta, colocaram esta corrida nos anais da história da categoria.

Despedido da equipe Williams, mesmo após conquistar um título, Damon não tinha muitas opções para continuar sua carreira na Fórmula 1. Apenas Footwork e Arrows tinham vagas disponíveis. Hill acabou se juntando a Tom Walkinshaw, que procurava alguém que pudesse conquistar vitórias à equipe, com o seu Arrows Yamaha A18.

No entanto, tudo começou errado. Com um carro problemático, Damon Hill apenas conseguiu se classificar em vigésimo no primeiro GP, o da Austrália. Como se o azar não fosse o bastante, no domingo, antes da largada, durante a volta de apresentação, o acelerador do carro do inglês quebrou.

F1 1997 Hungary GP - Damon Hill celebrates with Jacques VilleneuveOs problemas continuaram durante as próximas sete corridas, até que Hill conseguiu o seu primeiro ponto na equipe, ao largar em décimo-segundo e chegar em sexto no Grande Prêmio da Inglaterra, além de ter sido o último a cruzar a linha de chegada na mesma volta do vencedor, Jacques Villeneuve.

Já no GP da Alemanha, o resultado não foi tão animador, mas não muito pior que o anterior: largou em décimo-terceiro e chegou em oitavo, a uma volta do vencedor. Isso gerou um otimismo para a equipe no próximo Grande Prêmio, em Mogyorod, a 19 km de Budapeste, capital da Hungria.

A equipe de Tom Walkinshaw tinha um fator positivo em relação às demais equipes: os pneus. Além da Arrows, Prost, Minardi e Stewart calçavam as borrachas da Bridgestone. As demais usavam os produtos da Goodyear.

A Goodyear tinha mais experiência na categoria, e se sobressaía em quase todas as corridas, a não ser quando a Bridgestone acertava perfeitamente seus compostos, vide o que aconteceu no GP da Áustria, quando Jarno Trulli, a bordo de um carro da Prost, liderou confortavelmente as primeiras 37 voltas.

Quando começou o final de semana em Hungaroring, Damon Hill concentrou seus esforços em acertar seu carro com os pneus macios, uma aposta arriscada, por causa da alta temperatura da pista, mas os compostos escolhidos se comportaram muito bem.

A primeira parte da consagração veio no sábado. Depois da etapa de classificação, Damon Hill conseguiu o incrível terceiro tempo, atrás somente da Ferrari de Michael Schumacher e da Williams de Jacques Villeneuve. O melhor piloto depois do inglês a usar pneus Bridgestone foi Rubens Barrichello, que marcou o décimo-primeiro tempo. "Conheço bem este lugar do grid", disse Damon, que venceu pela primeira vez na Fórmula 1 no mesmo circuito, em 1993.

Enquanto a Arrows celebrava, os que usavam Goodyear suavam. Os seus pneus chegaram a criar bolhas, e com a temperatura subindo, a situação só tenderia a piorar.

Chega o domingo. Momento da largada. Michael Schumacher larga bem, mas Villeneuve não, e Damon Hill assume a segunda posição, e persegue o alemão de perto, surpreendendo a todos.

Nas primeiras voltas, foi perceptível que Schumacher, mesmo com uma Ferrari, não conseguiria segurar Hill, e, na volta 11, o inglês aplica uma manobra e consegue a ultrapassagem. "Eu pude ver que os pneus do carro de Michael estavam péssimos, e ultrapassá-lo foi relativamente fácil, e agora tinha a pista livre para conseguir vantagem", relatou Damon.
F1 1997 Hungary GP - Damon Hill
Damon Hill aumentava a diferença para Michael Schumacher em três a quatro segundos por volta. O alemão perdeu o segundo lugar para Jacques Villeneuve, e se viu obrigado a trocar os pneus. O canadense partiu em perseguição ao inglês.

Algumas voltas mais tarde, ambos pararam para troca de pneus, um uma volta depois do outro. Heinz-Harald Frentzen, o piloto que substituiu Damon Hill na Williams, estava desesperado por um resultado significante, após várias performances ruins.

Antes do início da corrida, Frentzen optou pelo composto mais duro, e ficou livre das bolhas nos pneus, o que permitiu a ele retardar sua parada nos boxes e marcar a volta mais rápida da prova.
F1 1997 Hungary GP - Damon Hill in the pits
No entanto, foi obrigado a abandonar a prova logo depois, por uma válvula de combustível que se desprendeu de seu carro na última curva da volta 28. Em virtude deste problema, a equipe não podia reabastecer o carro, e "H-H" foi obrigado a abandonar a prova.

A trinta voltas do final, apenas dependendo de si, Damon Hill rumou à inédita vitória da Arrows, abrindo uma enorme distância para Jacques Villeneuve, que, para variar, também enfrentou problemas com os pneus.

As chances da equipe de Tom Walkinshaw vencer uma prova, depois de vinte temporadas de tentativas, nunca foram tão grandes. "Damon estava voando! No entanto, não fiquei preocupado, pois achei que ele ainda poderia ter problemas", disse Jacques.
F1 1997 Hungary GP - Damon Hill
Entretanto, a maré de sorte da Arrows acabou na volta 75. A três voltas do final da prova, o acelerador do carro de Damon não recolhia totalmente quando o piloto tirava o pé. Com isso, ele não conseguia realizar algumas trocas de marcha.
F1 1997 Hungary GP - Damon Hill takes the checkered flag
O sistema hidráulico do Arrows A18 sofreu um vazamento, que aumentava quando Hill pisava no pedal direito. Com isso, acabou perdendo a liderança na última volta para Villeneuve, que teve que passar pela grama para realizar a ultrapassagem. Damon cruzou a linha de chegada nove segundos depois de Jacques.
F1 1997 Hungary GP - Damon Hill and Jacques Villeneuve celebrate in the podium
Apesar de terminar a prova em segundo lugar, Damon Hill roubou a cena do pódio, recebendo mais condecorações e apoio da torcida que o vencedor, vide o que aconteceu durante o final de semana.
F1 1997 Hungary GP - Damon Hill celebrates with his trophy
"Houve uma mistura de emoções naquele GP. Adoraria ter ganho, claro, mas celebramos aquele resultado como se fosse uma vitória. O carro foi totalmente feito do zero, e o potencial dele se manifestou naquela corrida", disse Damon.

Um comentário:

  1. Eu gostava do Damon porque foi piloto Williams e campeão, mas não o respeitava.
    A partir desta corrida, passei a respeitar.
    Mas não muito...

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